Manutençao produtiva total
No Japão, o controle de equipamentos se desenvolve através de métodos de Manutenção Preventiva, Manutenção Preventiva que estão mais centralizadas no departamento de manutenção e são provenientes dos EUA. Mais recentemente, com o TPM “Total Productive Maintenance” (Manutenção Produtiva Total), um estilo japonês que é igual a uma MP, com a participação de todos, desde a Diretoria até as divisões e os departamentos em geral.
MANUTENÇÃO PRODUTIVA
Como princípio de manutenção em fábricas, é importante que se tenha em mente contribuir para a produtividade. Não basta simplesmente evitar que as máquinas ou equipamentos se quebrem ou apresentem algum tipo de falha; também é importante que a manutenção seja a mais econômica possível. Manutenção Produtiva implica em uma manutenção visando o lucro. Para alcançar este objetivo é preciso seguir quatro procedimentos:
-Manutenção Preventiva: evitar que ocorra a parada;
-Manutenção de Melhoramentos: melhorias para que não ocorram paradas e para facilitar a manutenção;
-Prevenção de Manutenção: introduzir, desde o início, equipamentos e máquinas que não necessitam de manutenção;
-Manutenção Corretiva: reparar após a ocorrência parada.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Para manter o fluxo de produção normal não pode haver quebra de máquinas ou produção de refugos. Por conseguinte, é preciso que previamente se tomem medidas adequadas para que os equipamentos continuem funcionando normalmente sem paradas, fazendo o uso de suas funções de modo eficiente. Para tanto, é preciso:
-Manutenção diária para evitar o envelhecimento (limpeza, lubrificação, reaperto, inspeções);
-Inspeção periódica ou diagnóstico do equipamento para avaliar o nível do envelhecimento;
-Preparação para restauração do envelhecimento.
MANUTENÇÃO DE MELHORAMENTOS
Manutenção de Melhoramentos consiste em melhorar os equipamentos para que não ocorram paradas e para facilitar inspeções e reparos,