MANUAL DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
A Psicologia científica
Como preocupação humana, os temas da psicologia são discutidos há milhares de anos; porém, é recente a Psicologia como disciplina científica. Dentro deste panorama histórico, os autores sempre se perguntaram: O que é Psicologia? A palavra Psicologia vem do grego psyché, que quer dizer alma, e de logos, que quer dizer razão. Ou seja, psicologia, literalmente, quer dizer estudo da alma. Alma, nesse caso, definida como a “parte imaterial do ser humano e abarcaria o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção” (BOCK, 1999, p.33). Para representar a Psicologia, encontramos a letra grega Ψ como símbolo. A fundação da psicologia científica é creditada ao psicólogo alemão Wilhelm Wundt que, em 1879, fundou o primeiro laboratório de Psicologia em Leipzig, na Alemanha. Até a implantação desse primeiro laboratório, os conteúdos da Psicologia eram discutidos inicialmente por filósofos e, também, recebiam influências de outras disciplinas, como a sociologia, biologia, antropologia e fisiologia. Para respondermos essas questões, devemos nos perguntar “o que é ciência”? Não é tarefa fácil de responder. Sabemos, muitas vezes, descrever o que um cientista faz, mas ainda assim é difícil dizer o que é ciência. A ciência é uma forma de conhecimento de que o homem se utiliza para descrever o mundo ao seu redor.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano (comportamento: qualquer ação motora ou verbal) e os processos mentais (pensamento, inteligência, memória, etc...), nos aspectos conscientes (intencional e deliberado) e inconscientes (casuais e incontroláveis).
Importância da Psicologia para o gestor de empresas
O principal foco da psicologia são as pessoas. O principal foco do gestor deveria ser as pessoas! Todas as organizações vivem e realizam os seus resultados através de pessoas e as pessoas, por seu lado, conquistam os seus objectivos