Manual de boas práticas
Elaborado por: Gilson Rocha Freire
Curso: Padeiro (SENAI)
Disciplina: Higiene e Conservação de Alimentos.
Professor: Gilson Rocha Freire.
(Garantia de qualidade e melhoria da saúde)
O controle de qualidade dos alimentos tem sofrido profundas modificações nestes últimos anos para a melhoria da qualidade nutricional e para a garantia higiênico-sanitária não só dos produtos industrializados como para alimentos prontos para consumo.
O manual de boas pratica de manipulação deve ser conhecido e aplicado por todas as pessoas que trabalham na produção e distribuição de alimentos.
Esse sentido o presente manual, elaborado na definição dos intens. propostos para determinação e responsabilidades.
1
(Quem é o manipulador de alimentos)
Todas as pessoas são consideradas (Manipuladoras de Alimentos),ou seja, quem produz, vende, trasposta, recebe, prepara e serve alimento.
Esse profissional, como todo ser humano é portador de microrganismos na parte externa do seu corpo (boca, pele e cabelos), na parte interna (boca, garganta e nariz) e nas suas secreções (fezes, urina, saliva e suor).
2
(Contaminação dos alimentos)
Podemos dizer que os alimentos estão contaminados quando o homem lhe proporciona transferências de microrganismos, favorece condições inadequadas, como, tempo, temperatura, instalações, utensílios, e equipamentos mal cuidados.
Para evitar a contaminação dos alimentos, através da manipulação, um treinamento inicial do manipulador é indispensável.
Existem algumas regras básicas que o manipulador de alimentos deve seguir.
Regras que devem ser colocadas em pratica não só durante o período de trabalho, mas durante a rotina diária quando trabalhamos em casa, pois nela também preparamos a nossa alimentação e toda a família.
3
(Regras básicas para o manipulador de alimentos)
Todo manipulador, consciente das responsabilidades que é