manual de boas praticas
Procedimento Operacional Padrão
Manual de Boas Práticas de Dispensação Drogarias/Farmácias
Pagina 2 de 6
Manual de Boas Práticas de Dispensação Drogarias/Farmácias
Objetivo: Estabelecer condições de Boas Praticas de Dispensação a serem observadas na assistência farmacêutica aplicada a aquisição, armazenamento, conservação e dispensação dos produtos industrializados em farmácias e drogarias.
I – Apresentação da Empresa
Nome: Farmácia Popular Mauricina
Razão Social: Pablo Cia de medicamentos Ltda.
CNPJ: 04.536.022/0001-21
Endereço: Rodovia Paulono Búrigo n. 454.
Bairro: Vila Nova / Içara.
Cep: 88
Telefone: (48) 3432 8043
Farmacêutico Responsável: Denise Blauth de Souza Soares
CRF: 7954
II- Instalações físicas
A farmácia localiza-se em local adequado, não tendo comunicação com nenhum outro local distinto do estabelecimento. Possui espaço físico suficiente para que o fluxo de pessoas e produtos sejam armazenados adequadamente sem risco de quebras. Paredes tetos e pisos lisos, sem rachaduras sendo de cor clara e de fácil higiene. O ambiente é protegido de insetos e roedores, sendo q é feito a dedetização no intervalo de 6 meses. Possui condições de ventilação, alem de instalações elétricas em boas condições com luminosidade adequada para as atividades desenvolvidas. A sala de serviços farmacêuticos localiza-se em local separado, e o sanitário é de fácil acesso. Possui equipamentos de combate a incêndios e local para guardar os pertences dos funcionários.
III- Condições Especificas
A farmácia possui local de armazenamento suficiente para assegurar a quantidade de cada mercadoria por categoria. Possui espaço identificado e separado para os produtos sem condições de utilização ou vencidos.
IV- Pessoal
Os funcionários são admitidos perante exames médicos, caso ocorra alguma doença o funcionário é afastado de suas atividades ate estar em condições ideais para o serviço. São Orientados a ter boa higiene