MANUAL CONDUTA ETICA ESCOLA INTEGRAL
DE
CONDUTA ÉTICA
APRESENTAÇÃO
O presente Manual de Conduta Ética tem por objetivo orientar o comportamento dos(as) educadores(as) do Instituto de Cidadania Raízes (ICRaízes) afim de promover um ambiente de trabalho harmonioso – no qual cada um(a) possa compreender-se como parte integrante de uma única EQUIPE DE TRABALHO, sem perder de vista sua individualidade –, com vista ao fomento de relações humanas em que prevaleçam a solidariedade, a ética, a cidadania, a honestidade, e o compromisso com a educação das nossas crianças e adolescentes.
As atividades dos(as) educadores(as) constantes deste Manual estão vinculadas aos serviços prestados pelo ICRaízes à Secretaria de Educação do Município de Mogi das Cruzes, junto às atividades complementaresoficinas esportivas, culturais e intelectuais das escolas integrantes do Programa Escola de Tempo Integral, objeto do Contrato n 70, de 13 de agosto de 2014, P. n 24.30414, vinculado ao Pregão n 06214.
Aroldo de Souza Junior
Presidente
Instituto de Cidadania Raízes
INTRODUÇÃO
“O Código de Ética do Educador - Os Professores e suas Responsabilidades”1 João Luis de Almeida Machado2
É inerente a todas as profissões o compromisso, o engajamento, o comprometimento. Esta não é uma regra, mas assume-se que todas as pessoas devam tentar levá-la adiante, levando-se em conta que cada um de nós atue profissionalmente de forma ética, em benefício dos empreendimentos nos quais estamos envolvidos. Isto significa respeito tanto por quem nos contrata e remunera quanto pelas pessoas que atendemos e a quem direta ou indiretamente prestamos serviços.
Tal razão, tão simples e objetiva, deve nortear nossas ações em qualquer circunstância, exceto, é óbvio, naquelas em que há coação, coerção ou violência de qualquer natureza a forçar-nos no trabalho, na ação profissional.
Ao assumir compromissos profissionais e assinar contratos de trabalho, não apenas nos