Manipulação de alimentos
Portanto, em um ambiente de elaboração de alimentos, a higiene se faz necessária não somente nos alimentos produzidos e na matéria-prima que os compõe, mas também em todos os outros elementos, como manipulador, utensílios e equipamentos, local, entre outros existentes no ambiente e que serão envolvidos na produção.
Sendo assim, o especialista em produção de lanches André Ansanelli, coordenador técnico do curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, aconselha que “a busca por melhorias nos padrões de higiene adotados na cozinha deve ser uma preocupação constante”.
Devido a isso, estabelecimentos como lanchonetes, por exemplo, devem produzir alimentos seguindo as leis e recomendações dos órgãos sanitários e orientar seus colaboradores sobre as boas práticas a serem adotadas na execução dos serviços. No Brasil, o órgão responsável pela elaboração desses padrões é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
pêlos, cabelos, pele, ferimentos e intestinos; além do sabão neutro deve ser utilizado um anti-séptico ou álcool a 70% sobre as mãos; as unhas devem ser escovadas. Em linhas gerais as BPF que tratam dos manipuladores de alimentos devem focarestes aspectos acima destacados, não obstante, convém ressaltar que são a especificidade,cultura e natureza de cada organização quem ditarão o grau de prioridade de cada medida aser adotada. Ainda deve ser observada que tais mudanças de comportamentos e hábitos,impostos pela adoção das BPF, devem ser incorporadas e assimiladas pelos manipuladoresde alimentos como alterações construtivas que promoverão acréscimos profissionais e desegurança tanto para os