Rf de cmo
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
REPOSIÇÃO FINAL DE CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
CLAUDENICE MACEDO RODRIGUES
IMPERATRIZ – MA
2013
QUESTÕES 1. Discorra acerca das mudanças observadas nas organizações contemporâneas, tomando como ponto de referência o conceito de territorialização?
A organização pública contemporânea é compreendida através de sua história e contexto, voltando para as origens do Estado e da sociedade. As origens da ciência da administração não vieram apenas dos escritores americanos, mas também dos europeus, resultando na influência estrangeira tanto na produção intelectual, seja na formação profissional, inclusive dos agentes públicos, seja na apropriação tecnológica mais direta, quanto nos elementos culturais que moldam as práticas gerenciais vigentes.
A maioria dos países revelam forte dependência da produção estrangeira, principalmente norte-americana.
2. Por que as empresas, normalmente, adotam políticas e procedimentos, sem considerar os costumes e hábitos da cultura da comunidade interna da organização?
Entre os maiores desajustes que se observam no processo administrativo está o descompasso entre decisões normativas e as realidades culturais que identificam a personalidade da comunidade interna. É bastante comum a adoção de políticas, rotinas, procedimentos, sem se levar em consideração os usos, costumes, comportamento, hábitos, peculiaridades e manias que tipificam a cultura dos agrupamentos humanos.
Tem-se a impressão de que as organizações tendem a assumir posições homogêneas, balizadas em um mesmo tipo de referencial, qual seja, a lógica da produção, quando outros valores projetam influência sobre o tecido empresarial, como a complexidade da vida grupal, a variedade de tipos, a história da empresa, a localização da unidade produtiva, o modelo de organograma, as características dos produtos fabricados e os serviços realizados.
As empresas modelam, portanto, uma cultura,