Elementos
Os sons e as cores do mundo chegam até nós como energia, na forma de ondas sonoras e de luz. Em alguns casos, os dois são muito parecidos. Sua energia vai de um lugar para outro por meio de ondas. A energia da luz do Sol aquece a terra, bronzeia a pele e faz crescer as plantas. A energia das ondas sonoras – como o estrondo de um jato a quebrar a barreira do som – pode estremecer prédios e espatifar vidraças.
Em outros casos, som e luz são diferentes. O som só pode se propagar através da matéria: gases, como o ar; líquidos e sólidos. A luz também pode se propagar no vácuo. A luz das estrelas que vemos hoje viajou milhares de anos antes de chegar aos nossos olhos. Um raio libera grandes porções de energia em som e luz.
Em períodos de festa junina os fogos de artifícios são muito utilizados pelos foliões, que comemoram suas devoções junto aos estrondos e luminosidade dos “foguetes”.
O estouro do foguete produz uma luz e um som, se estamos a certa distância do local da festa conseguimos ver a luz e depois escutamos som do “foguete”.
Em uma tempestade, antes de ouvirmos o barulho do trovão vemos o clarão do relâmpago. Por que vemos primeiro a luz e depois ouvimos o som?
Isso acontece porque a velocidade da luz é muito superior à velocidade do som. Temos que a velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 Km/s e a velocidade do som aproximadamente 340 m/s (1224 Km/h). O barulho do trovão é uma onda sonora produzida pelo movimento das descargas elétricas na atmosfera
As características e aplicações das radiações invisíveis do espectro eletromagnético
Transmissão de energia na forma de ondas, contendo um componente elétrico e outro magnético, por ser produzida pela aceleração de uma carga elétrica em um campo magnético. O espectro da radiação eletromagnética engloba a luz visível, os raios gama, as ondas de rádio, as microondas, os raios x, ultravioleta, infravermelho. Esses nomes indicam áreas do espectro