manifesto comunista
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
Curso: Ciências Sociais
Disciplina: Ciências Políticas II
Professor: Ariovaldo
Seminário O Manifesto Comunista Karl Marx & Friedrich Engels
2°B
Danilo Gritti Leite 716451
Lucas Passarini 714253
Leonardo Rezende 714239
Santo André
Março/2014
1) Análise textual
Glossário:
Pecha:
s.f. Vício, defeito, balda. Infamante: adj. Que lança ou envolve infâmia: a pena de reclusão é uma pena infamante. Mestre de corporação:
As corporações de ofício foram associações que surgiram na Idade Média, a partir do século XII, para regulamentar o processo produtivo artesanal nas cidades que contavam com mais de 10 mil habitantes. Essas unidades de produção artesanal eram marcadas pela hierarquia (mestres, oficiais e aprendizes) e pelo controle da técnica de produção das mercadorias pelo produtor. Em português, são chamadas de mesteirais. Idílicas:
Adjetivo, feminino plural de idílico; Que são termas, carinhosas. Cosmopolita:
s.m. e s.f. Designação dada ao indivíduo que viaja frequentemente, por diversos países, tendo uma forte capacidade de adaptação a diferentes hábitos culturais e modos de vida.
Pessoa que se autodenomina "cidadã do mundo". adj. m. e adj.f. Característico ou comum a todos os países.
Diz-se de quem ou do que se adapta e/ou se relaciona facilmente com várias culturas.
Que é respeitante ou particular aos centros urbanos gigantescos.
Diz-se de quem ou do que sofre certo controlo ou influência de uma cultura internacional.
Botânica. Zoologia. Referente aos seres que existem e se encontram em quase todo o globo. (Etm. Do grego: kosmopolítes).
Enfadonho: adj. Que provoca enfado, tédio; em que há monotonia ou cansaço: não existe nada mais enfadonho do que uma festa chata.
Característica do que incomoda, aborrece: sujeito enfadonho. (Etm. enfad(o) + onho). Exasperador: adj. Que exaspera ou irrita excessivamente. Vicinais: adj. Vizinho, próximo. / Diz-se