o manifesto comunista
O MANIFESTO COMUNISTA
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Guarulhos-SP
2013
O MANIFESTO COMUNISTA
O Manifesto do Partido Comunista foi publicado pela primeira vez em 21 de fevereiro de 1848, escrito pelos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels. O manifesto lança a idéia de uma revolução socialista pela tomada do poder pelos proletariados. Durante esses séculos a burguesia era considerada como a classe opressora, apesar de ter sido de grande importância revolucionária, exterminando o poder monárquico e religioso valorizando a liberdade econômica competitiva.
“A historia de toda sociedade ate hoje é a historia de lutas de classe” (p.66). A sociedade sempre teve suas diferenças sociais, com o crescimento da burguesia foi submetido o campo ao domínio da cidade. Criaram forças produtivas mais poderosas que todas as gerações passadas. Com a superprodução surgiram também os operários modernos os proletariados, e com o desenvolvimento da indústria essa classe também foi aumentando grandemente. Esses operários obtinham do seu trabalho somente o necessário para sobreviver. Os proletariados não satisfeitos com a situação em que se encontravam sendo ele a classe predominante começam em toda parte os movimentos dos proletariados.
“O objetivo imediato dos comunistas é o mesmo que o de todos os demais partidos proletários: constituição do proletariado em classe, derrubada da dominação da burguesia, conquista do poder político pelo proletariado” (p.80)
Os comunistas tentavam despertar o espírito de luta nos proletariados a classe dominante tremia diante a idéia de uma revolução comunista, os comunistas estavam do lado da maioria dos menos favorecidos. Com o surgimento do socialismo desapareceriam as classes sociais, assim seria instalada a sociedade comunista. Havia três tipos de socialismo:
O socialismo reacionário, que seria uma forma de conquistar a simpatia do povo mesmo havendo as grandes