o manifesto comunista
Na obra “O manifesto do Partido Comunista(1848), os autores passam aos seus leitores de forma clara e objetiva a luta entre burguesia e proletariado. Diversas vezes no livro eles assumem seu lado revolucionário a favor da classe proletária. Essa obra levou aos trabalhadores revolucionários de sua época uma vontade de lutar pelos seus direitos, principalmente os trabalhistas. Penetrando como um hino com uma utopia coletiva e humanitária, que modificou toda a historia capitalista.
Os autores em varias partes do livro defendem o Comunismo como o sistema que salvaria o mundo entretanto hoje nós sabemos que infelizmente esse sistema não funcionou muito bem, talvez por problemas de implantação, mas não podemos deixar de vangloriar as ideias de Marx e Engels porque foi graças a elas que conquistamos uma certa diminuição da desigualdade social.
Resumo: Manifesto do Partido Comunista K. Marx e F. Engels
O Manifesto Comunista fez a humanidade caminhar. Não em direção ao paraíso, mas na busca da solução de problemas como a miséria e a exploração do trabalho. Rumo à concretização do princípio, que diz todos os homens são iguais. E sublinhando a novidade que afirmava que os pobres, os pequenos, os explorados também podem ser sujeitos de suas vidas. Por isso é um documento histórico, testemunho da rebeldia dos seres humanos. Seu texto, racional, em diversas passagens é irônico, mal esconde essa origem comum com homens e mulheres de outros tempos: o fogo que acendeu a paixão da Liga dos Comunistas, reunida em Londres no ano de 1847, não