Administração
Disciplina: Teoria Geral da Administração
Professor Gilmar Souza
Atividades Práticas Supervisionadas
Anhanguera Educacional
2013
Atividades Práticas Supervisionadas
Trabalho desenvolvido na disciplina Teoria Geral da Administração apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação nas Atividades Práticas Supervisionadas, sob orientação do professor-tutor Gilmar Souza.
Anhanguera Educacional
2013
Sumário
- Significado da palavra Administração e suas variáveis
- Escolas de Teoria da Administração
- Revolução Industrial
- Comentário sobre o vídeo Rafinha e a Sociedade da Informação
Introdução
Na humanidade o que fornece os meios para atender as necessidades da população são as organizações. Para elas funcionarem corretamente e necessário uma boa administração.
As palavras que melhor ajudam definir administração e organização são objetivos e recursos.
Administrar é o processo de tomada de decisões sobre o uso de recursos e sobre os objetivos.
A administração surgiu bem rudimentar e com o passar do tempo surgiram escolas que aperfeiçoaram os métodos antigos com idéias e princípios. Escola Clássica: eficiência, evitar desperdício. Escola Neoclássica: sistema Toyota de produção, estratégia, estrutura organizacional. Enfoque Comportamental: liderança, motivação, diferenças individuais. Enfoque Sistêmico: sistemas, complexidade, mistura das outras idéias.
A humanidade avança com o passar do tempo com isso gera conseqüências a revolução industrial foi uma delas, no qual surgiram as fabricas e as maquinas a vapor.
A revolução industrial surgiu no século XVIII e foi algo que revolucionou a maneira de produzir e transportar. A revolução industrial teve origem na Inglaterra que foi o precursor desse sistema. Ela se deu devido o surgimento de fabricas e a invenção de maquinas a vapor.
Devido à utilização de