planejamento pericia
O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa,podendo apresentar-se tanto na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.),como na forma intangível (marcas, patentes, etc.).
O Imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.São classificados ainda, no Imobilizado,os recursos aplicados ou já destinados à aquisição de bens de natureza tangível ou intangível, mesmo que ainda não em operação, tais como construções em andamento, importações em andamento, etc.
O CPC-PME,da seção 17,fala do alcance do ativo imoblilizado,o qual refere à contabilidade para o ativo imobilizado e para propriedade para investimento cujo o valor justo não pode ser mensurado de modo algum de forma confiável sem custo ou esforços excessivos.
Ativos imobilizados são ativos tangíveis que:
(a) são mantidos para uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, para aluguel a terceiros ou para fins administrativos; e
(b) que se espera sejam utilizados durante mais do que um período.
Ativos imobilizados não incluem:
(a) ativos biológicos relacionados com a atividade agrícola (ver a Seção 34
Atividades Especializadas); ou
(b) direitos e reservas minerais, tais como petróleo, gás natural e recursos não regenerativos similares.
Objetivo
Objetivo deste Pronunciamento é determinar o tratamento contábil para o ativo imobilizado. As principais questões na contabilização do ativo imobilizado são:
a época de reconhecimento dos ativos; a determinação dos seus valores nos registros contábeis; e o reconhecimento das despesas de depreciação e outras circunstâncias que possam influenciar o momento em que esses valores são levados às contas de resultados.
Ao determinar o reconhecimento ou não de item de ativo imobilizado, a entidade deve aplicar os critérios de reconhecimento presentes no item 2.27.Que