Bancada Hidráulica
Este relatório tem o propósito de apresentar a bancada hidráulica, onde serão realizados diversos tipos de experimentos durante as aulas da disciplina de mecânica dos fluídos, em laboratório, por alunos do quinto semestre do curso de graduação em engenharia mecatrônica.
Refere-se aos conceitos relacionados aos sistemas fluidodinâmicos, especificamente para sistemas hidráulicos. Todos esses experimentos visam às aplicações práticas de conceitos que são observados em sala, nas aulas teóricas.
2. OBJETIVO
Descrever a bancada hidráulica e os componentes da mesma. Sendo eles:
Bomba hidráulica;
Medidor de vazão digital;
Medidor de vazão do tipo Placa de Orifício;
Sistema de medida de velocidade por Tubo de Pitot;
Rotâmetro;
Medidor de pressão digital/analógico;
Engate rápido;
Registro Esfera;
Válvula Globo;
3. BANCADA HIDRÁULICA
A bancada hidráulica (figura 1) constitui-se basicamente de uma estrutura de aço na qual possui vários suportes, para diversos tipos de tubos e conexões, a fim de formar um sistema hidráulico alimentado por uma bomba que conduzira a água de seu reservatório para todo o sistema.
É uma importante ferramenta no estudo da mecânica dos fluidos, visto que na bancada hidráulica pode-se realizar vários experimentos, tais como: pressão, vazão, piezometria, perda de carga, estática de tubos e etc.
Figura 1 - Bancada Hidráulica
Fonte: Elaborada pelo autor.
3.1. Bomba Hidráulica
Bomba hidráulica (figura 2) tem como finalidade transferir energia para o fluido, para que o mesmo possa percorrer o sistema, possibilitando a realização dos experimentos propostos.
Figura 2 – Bomba Hidráulica
Fonte: http://www.empicom.com.br/img_produtos/824ff6cec197adc1b6b6884f2cd2eecc-image.jpg
3.2. Medidor de vazão digital
Vazão é o volume de fluido que passa por uma determinada seção de um conduto por uma unidade de tempo (m³/s), ou seja, é a rapidez com a qual um volume escoa.
O medidor de vazão