BANCADA HIDRÁULICA
Disciplina: Hidráulica e Hidrologia – Engenharia Civil
TÍTULO: BANCADA HIDRÁULICA
Nome dos integrantes do grupo
Matrícula
Turma
Daize Andrade Ricardo
B60159-0
EC5R15
Fernando Guedes Salles
B79HEG-9
EC5R15
Keniffer da Cunha Hilário
B64JGE-8
EC5R15
Laura Kremer Romualdo
B7925F-5
EC5R15
Lucas Vinicius Farragoni
B58GEB-7
EC5R15
Prof.ª Renata Abdallah
UNIP - Bauru
12/02/2015
1. INTRODUÇÃO
O conhecimento dos instrumentos utilizados é fundamental para o êxito de um experimento laboratorial. Com a finalidade de comprovar teses, bem como auxiliar no entendimento de conteúdos teóricos, o experimento laboratorial desenvolve soluções para problemas encontrados no desenvolvimento de projetos hidráulicos.
O objeto de estudo, a bancada hidráulica, é formada por diversos componentes, interligados por tubos, possibilitando a passagem de fluídos.
Componente de formação de uma bancada hidráulica: medidores de vazão digital, medidor de pressão tipo placa de Orifício, sistema de medida de velocidade por Tubo de Pitot, Rotâmetro, Medidor de Pressão Analógico e Digital, Engate Rápido, Registro Esfera e Válvula Globo.
2. OBJETIVOS
Proporcionar o conhecimento dos componentes que formam uma bancada hidráulica, facilitando sua utilização em experimentos práticos.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Uma bancada hidráulica é formada por diversos tubos e componentes, formando entre si um circuito fechado.
Figura 1 – bancada hidráulica
Fonte: Elaborada pelo Autor.
Componente I: Bomba Hidráulica
As bombas hidráulicas são o coração do sistema, sua principal função é converter energia mecânica em hidráulica. São alimentadas por uma fonte externa de energia, produzindo fluxo e imprimindo energia ao fluído. Conforme a Figura 2, a característica de funcionamento de uma bomba é a transferência de energia mecânica para o fluido a ser bombeado em forma de energia cinética, que é transformada em energia potencial (energia de pressão) sendo esta a sua