Manejo bacias hidrográficas
Desenvolvimento Sustentável
Manejo de Bacias Hidrográficas e a Gestão Sustentável dos Recursos Naturais
Capítulo 4
Manejo de Bacias
Hidrográficas e a Gestão
Sustentável dos Recursos
Naturais
MayconPatricio de Hollanda
Wesley Augusto Campanharo
Roberto Avelino Cecílo
57
A Sustentabilidade Ambiental com o Biodiesel: Perspectivas e Impactos
Atualidades em
Desenvolvimento Sustentável
1. INTRODUÇÃO
A conservação dos recursos naturais, organização do espaço regional, ações sócio-políticas, proteção ambiental, monitoramento e gestão ambiental, juntamente com a observância de suas interações, são áreas estratégicas para o alcance do Desenvolvimento Sustentável.
De uma forma ampla, os estudos relacionados ao planejamento das atividades antrópicas e o uso dos recursos naturais, baseados em modelos clássicos, falham por trabalharem de forma separada as questões sócio-econômicas dos aspectos ambientais. Isso ocorre pela falta de conhecimento das dinâmicas ambiental e sócio-econômica e do conflito que possa existir entre as metas de desenvolvimento socioeconômico e a capacidade suporte dos ecossistemas (PIRES &
SANTOS, 1995).
Uma das formas de se reverter esta situação é a realização de ações de manejo envolvendo de forma integrada os estudos referentes às inter-relações dos subsistemas social, econômico, demográfico, biofísico e das formas de desenvolvimento sustentáveis, aplicadas em nível local ou regional. A partir desta compreensão integrada, uma abordagem sobre Bacias Hidrográficas se insere nos princípios do Desenvolvimento Sustentável, extrapolando-se a ideia técnica e polarizada do termo. Tais unidades devem ser analisadas dentro de uma perspectiva múltipla e diversificada, destacando-se sua essencialidade como assim dependência das necessidades humanas frente aos seus diversos usos.
Uma das formas de se operacionalizar esta tarefa é a realização do manejo integrado de bacias hidrográficas (MIBH). A