fisica
INSTITUTO DE FÍSICA
Relatório: verificação experimental do princípio de Arquimedes
Trabalho apresentado ao Professor do instituto de Física Iuri Muniz Pepe da disciplina física geral e experimental II. FIS 126, turno matutino do curso de física licenciatura e bacharelado.
Discente:
Mariana Cunha Costa
Osvaldo Coimbra
Pablo Ramon Santana de Carvalho
Pedro Antônio
Salvador
2006
Introdução
Sabemos que um corpo imerso num fluido em equilíbrio e sob a ação da gravidade, recebe do fluido forças perpendiculares à superfície de contato. Estas aumentando com a profundidade. Um grande matemático e físico grego chamado de Arquimedes, que viveu aproximadamente em 287 à 212 a.C., descobriu uma simples forma de calcular a resultante dessas forças que o fluido exerce sobre o corpo. Certamente sem usar a lei de Stevin que só nasceu em 1548 d.C. Essa forma simples ficou conhecida como princípio de Arquimedes.
“Princípio de Arquimedes: Um corpo total ou parcialmente imerso num fluido recebe do fluido um empuxo igual e contrário ao peso da porção de fluido deslocada e aplicado no centro de gravidade da massa.”
(H. Moysés Nussenzveig, curso de física básica. 2v. p 11)
Esse tem por objetivo a verificação deste princípio, que só foi possível a sua demonstração, após as leis de Newton podendo ser chamado de “Teorema de Arquimedes”, mas por razões históricas é costume chamá-lo de princípio de Arquimedes.
Materiais
Mola
Porta pesos
Conjunto de massas aferidas
Proveta graduada
Béquer
Balança
Picnômetro
Álcool
Água
Água
Diferentes objetos
PROCEDIMENTOS
1. Determinação da densidade do álcool
Pesamos o picnômetro vazio e em seguida o enchemos de álcool até a boca sem deixar derramar e pesamos. O mesmo procedimento nós repetimos para a água, lavando o picnômetro para não comprometer o resultado da medida a ser feita. Registramos todos os dados