matematica
Estamos em uma época em que estudar matemática não se restringe apenas a fazer cálculos, ou estudar português signifique apenas produção de textos, estamos na era da interdisciplinaridade; das informações rápidas, dos hipertextos. Sendo assim, ao estudar qualquer disciplina é preciso está atualizado e ter uma visão tridimensional do mundo.
Encontramos uma grande necessidade de aproximar a matemática da realidade, isso porque os estudantes já encaram esta ciência com diversos paradigmas; como o de difícil compreensão. Isso faz com que os mesmos em determinados momentos travem ou fiquem receosos, o que acarreta dificuldades no processo de ensino aprendizagem.
Existem pessoas, que já tiveram algum tempo de sua vida reservado para estudar e aplicar matemática, mas a grande maioria desconhece sua real importância. A matemática contribui para a formação do cidadão em seus mais diferentes níveis de interação, de modo que ajuda a desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e interpretação de fatos cotidianos.
Estudantes do ensino fundamental não têm maturação suficiente para compreender a necessidade de estudar matemática, entretanto, o professor deve desempenhar um papel de extrema importância em relação à significância do conteúdo desenvolvido em sala de aula. Por isso, esses professores precisam estar bem preparados didaticamente para que seus estudantes sintam-se cada vez mais envolvidos com a matemática.
O grau de dificuldade da disciplina de matemática para o ensino básico não é complexo, pois é adaptado e bem distribuído conforme os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), contudo é sugerida outra recomendação; a de levar em conta a realidade sociocultural do educando. O uso de materiais manipulativos, por exemplo, pode ajudar os estudantes no aprendizado e na compreensão, estimulando assim a sua técnica de aprendizagem. Sabemos que a matemática faz parte de nossas vidas, nos deparamos com ela em todo momento no nosso dia a dia,