Metodologia
0,2 em 0,2 pontos
Conforme Costa*, “As hipóteses científicas são usualmente resultado do que pode ser chamado de imaginação científica, insights como, por exemplo, a descoberta da dupla hélice espiral do DNA por Watson & Crike, ou a hipótese de que a luz tem a mesma velocidade para todos os observadores, que para Einstein deu origem à teoria da relatividade. Mas podemos nos perguntar se mesmo essas hipóteses ousadas se imaginativas dos cientistas poderiam ter surgido se não houvesse uma miríade de crenças indutivamente fundadas constituindo a própria base de construção da ciência”.
*COSTA, Claudio F. Anti-indutivismo e falseacionismo popperianos. Disponível em: http://www.filosofia.cchla.ufrn.br/claudio/epistemologia/anti-indutivismo_falseacionismo_popperianos.pdf Acesso em: 29/09/2008
Podemos afirmar que a hipótese de pesquisa é uma proposição que pode ser colocada à prova para determinar sua validade; pode parecer contrária, ou de acordo com o senso comum, pode ainda ser correta ou errada. Dentre as características de uma hipótese de pesquisa, pode-se citar:
Resposta Selecionada:
e.
Deve ser constituída por termos que ajudam realmente a entender o que se pretende afirmar.
Resposta Correta:
e.
Deve ser constituída por termos que ajudam realmente a entender o que se pretende afirmar.
Feedback da resposta:
Alternativa correta: Deve ser constituída por termos que ajudam realmente a entender o que se pretende afirmar.
A questão trata das características de uma hipótese de pesquisa, conteúdo da unidade 4.
Uma hipótese: deve ser constituída por termos que ajudam realmente a entender o que se pretende afirmar.
As demais afirmações são falsas.