Manejo de bacias hidrograficas
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE GURUPI
MESTRADO EM PRODUÇÃO VEGETAL
Caixa Postal 66 – CEP:77402-970, Gurupi-TO-Brasil
Telefone: (63) 3311-3500 e-mail: lsilvacb@yahoo.com.br
MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS.
Gurupi-TO
Novembro de 2009
INTRODUÇÃO
Desde tempos muitos remotos o homem utiliza dos recursos naturais para atender suas necessidades básicas, como alimentação e moradia, e também com exploração com fins lucrativos. A exploração de madeiras, abertura de estradas e áreas urbanas impactaram as bacias hidrográficas, e o que temos visto são enchentes, secas e poluição dos corpos hídricos. Entretanto, somente em tempos recentes e que essas ações começaram a ter um pouco mais de visam sustentável dos recursos naturais, e isso inclui os recursos hídricos.
Manejo de bacias hidrográficas nos traz a idéia de algo a ver com um corpo d’água, seja ele uma represa ou um curso d’água, porém para muitas pessoas esse termo significa a proteção da vegetação que cobre regiões montanhosas ou qualquer área natural com o propósito de se produzir água de ótima qualidade para o consumo humano (LIMA, 2008).
Bacia hidrográfica é uma área da superfície terrestre que drena água, sedimentos e materiais dissolvidos para uma saída comum, num determinado ponto do canal fluvial, podendo desenvolver-se em diferentes tamanhos, que variam desde a bacia hidrográfica do Amazonas, com milhões de km², até bacias com poucos metros quadrados que drenam para a cabeça de um pequeno canal erosivo ou, simplesmente, para o eixo de um fundo de um vale não canalizado (Coelho Neto, 199).
As bacias hidrográficas podem ser separadas em um número qualquer de sub-bacias, dependendo do ponto de saída considerado ao longo do seu canal coletor (Coelho Neto, 1994).
Segundo, BROOKS et al., (1991), o manejo de bacias hidrográficas é definido como o processo de organizar e orientar o uso da terra e de outros recursos naturais numa bacia hidrográfica, a fim de produzir