Manejo de Bacias Hidrográficas
Sumário
Bacias Hidrográficas: Conceito 3
Manejo de Bacias Hidrográficas 3
Aplicações dos Manejos de Bacias Hidrográficas 5
Conclusão 6
BACIA HIDROGRÁFICA: Conceitos
É uma área que funciona como se fosse um funil. Toda água que cai com a chuva escorre para um único rio ou lago. Esta área física é uma importante unidade de planejamento e de execução de atividades socioeconômicas, ambientais, culturais e educativas.
MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
É definido como o processo de organizar e orientar o uso da terra e de outros recursos naturais numa bacia hidrográfica, a fim de produzir bens e serviços, sem destruir ou afetar adversamente o solo e a água. Esta estratégia de uso dos recursos naturais implica em dois importantes conceitos, a saber:
1º Existe uma inter-relação delicada entre o uso da terra, o solo e a água. O que quer que aconteça a um, afetará os outros;
2º Existe uma interligação entre as cabeceiras, a média bacia, a baixa bacia e o estuário. Em outras palavras, esta estratégia implica em que o uso dos recursos naturais, assim como qualquer outra atividade antrópica de alteração da paisagem, devem ser planejado com base nos limites naturais das bacias hidrográficas e não nos limites políticos (limite de propriedade, limite de municípios, etc.). Os objetivos básicos do manejo de bacias hidrográficas são: tornar compatível a produção com a preservação ambiental; e concentrar esforços das diversas instituições presentes nas varias áreas de conhecimento, a fim de que todas as atividades econômicas dentro da bacia sejam desenvolvidas de forma sustentável e trabalhadas integradamente. Para tanto, é preciso observar, rigorosamente, a localização adequada das explorações e a maneira correta de executá-las.
O manejo correto de bacias hidrográficas envolve a elaboração de diversos diagnósticos que levantam todos os problemas da