melhoramento
Com o melhoramento genético, temos como meta elevar a qualidade e produção do leite (gordura, proteína, lactose, sólidos totais, etc), como também aumentar a eficiência reprodutiva da vaca.
A raça Gir leiteira está em segundo lugar na venda de sêmens entre as raças leiteiras nacionais, mostrando assim uma boa qualidade em seu leite e grande produtividade.
A indicada é a IA, onde o produtor não precisa se preocupar com a eficiência do seu touro nas montas naturais/controladas e nem com os gastos que o mesmo acarreta com a sua manutenção. Na IA, o produtor pode comprar um sêmen congelado de um touro que tem histórico de gerar filhas com grande capacidade se serviço, andrológico e boas características genéticas (eficiência repodutiva, boa qualidade de leite) por um custo mais em conta comparado com os gastos com um touro em sua fazenda.
Raças que o produtor pode cruzar que se encontram na sua fazenda : Gir e SRD.
SRD tem características positivas como rusticidade, boa adaptação em qualquer ambiente e baixa exigência nutricional, tendo baixo custo de mantença. A raça Gir é uma boa produtora de leite sendo também rústica, excelente conversão alimentar e versatibilidade nos cruzamentos.
O cruzamento dessas raças gera uma vaca com alta produção de leite com boa qualidade (gordura, proteína, lactose, sólidos totais, etc) e diminiu o valor das mantenças, tendo aumento em sua rusticidade, diminuindo suas exigências nutricionais, tendo uma boa conversão alimentar. Ótima forma de criar um rebanho com maior produção. Quanto maior o potencial genético de uma vaca, maior sua exigência, assim, não vale a pena para esse produtor investir em vacas com alto potencial e sim aprimorar as vacas que já tem por meio do melhoramento genético.
http://cac-php.unioeste.br/projetos/cmetloeste/pub_tecnicas/11_06_12_2/07.PDF
http://www.olharcientifico.kinghost.net/index.php/olhar/article/viewFile/51/46