hidrologia
Data da entrega: 13/10/14
NOME= Arthur Abu Kamel Costa Rocha - 6ºPériodo - ENGENHARIA CIVIL - NOTURNO
01-Qual a importância de um manejo adequado ao nível de bacia hidrográfica no processo de conservação de nascentes? Como isso pode influenciar na regularização de vazões na foz das bacias?
O manejo correto de bacias hidrográficas envolve a elaboração de diversos diagnósticos que levantam todos os problemas da bacia, identificam os conflitos e indicam as soluções em todos os níveis, integrando conclusões e recomendações para a recuperação total do meio ambiente (são os prognósticos) . Os diagnósticos necessários ao manejo de bacias hidrográficas são: a) Diagnóstico físico-conservacionista; b) Diagnóstico sócio-econômico; c) Diagnóstico ambiental; d) Diagnóstico da vegetação; e) Diagnóstico da água; f) Diagnóstico da fauna; g) Diagnóstico do solo.
As práticas de manejo integrado de bacias hidrográficas vão além da aplicação de técnicas de manejo e conservação de solos em nível de propriedades rurais isoladas, pois integram medidas de saneamento básico e saúde pública; proteção de nascentes; critérios para delimitação de reservas florestais/ecológicas; recuperação de áreas degradadas; proposição de alternativas produtivas em consonância com as aptidões agroclimáticas das bacias hidrográficas e distribuição dos sistemas viários .
Com o manejo adequado das bacias hidrográficas consegue-se a utilização dos recursos hídricos de forma consciente e ajudando a preservação dos mesmos. Com o manejo consegue-se a preservação das nascentes mantendo os níveis de vazões na foz adequados e garantido os recursos hídricos.
02-Por que existem poços artesianos jorrantes?
Porque onde a água se encontra no sub solo a pressão é maior que a da atmosfera fazendo com que a água jorre sem necessidade de nenhum equipamento para sua retirada. Em muitos casos a pressão da água nestas camadas confinadas é tal que quando se