Marketing Direto
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO / 6ª fase
DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
MARKETING DIRETO
Palhoça
2013
1. INTRODUÇÃO
De modo amplo, para Kotler e Keller (2006), o marketing é a identificação e satisfação das necessidades humanas e sociais transformadas em uma oportunidade de negócio.
Como campo de estudo, segundo Cobra e Brezzo (2010), o Marketing começou sendo uma arte, que se limitava a transmitir experiências de sucessos de alguns hábeis praticantes, mas no momento atual o Marketing tronou-se uma ciência em evolução que foi se formando por meio de outras ciências, ou seja, agora o Marketing está no processo de próprio corpus de conhecimento científico e o surgimento de uma serie de aplicações especializadas do marketing contribuiu para este processo e para obtenção de uma experiência prática de aplicação sumamente rica e diversa. 2. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
2.1 MARKETING DIRETO
Dentre as abrangências do marketing, segundo Kotler há o Marketing Direto que se trata de "um sistema de marketing interativo que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer lugar". Entre as ferramentas desta ação estão a: mala-direta, telemarketing, catálogos, revistas, jornais e mídias eletrônicas (COBRA; BREZZO, 2010).
Essa resposta direta que o profissional de marketing busca é um pedido de compra feito pelo cliente, mas também é usado para construir um relacionamento, ou seja, o marketing direto é uma forma de construir um caminho de comunicação até o consumidor para atrai-lo e mantê-lo (KOTLER; KELLER, 2006).
2.1.2 BENEFÍCIOS
Os benefícios do marketing direto são muitos, pois o mercado tem revelado um grande número de nichos com preferências distintas. A falta de tempo dos clientes, congestionamento nas ruas, a escassez atendimento adequado, entre outros fatores, contribuíam para o desenvolvimento do marketing direto.