Manejo de bacias Hidrograficas
Escola Técnica de Viçosa – ETEV
Curso Técnico em Meio Ambiente
Manejo de Bacias Hidrográficas
Impactos Ambientais na Microbacia do córrego Ribeiro
Discentes:
Docente:
Viçosa - MG
Maio/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVO GERAL 3
3. MATERIAL E MÉTODOS 4 3.1. ÁREA DE ESTUDO 4 3.2. MATERIAIS 4 3.3. MÉTODOS 5
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
5. CONCLUSÕES 7
6. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 11
1. INTRODUÇÃO
A caracterização morfométrica de uma bacia hidrográfica é um dos primeiros e mais comuns procedimentos executados em análises hidrológicas ou ambientais, e tem como objetivo elucidar as várias questões relacionadas com o entendimento da dinâmica ambiental local e regional. Segundo Antonelli e Thomaz (2007), a combinação dos diversos dados morfométricos permite a diferenciação de áreas homogêneas. Estes parâmetros podem revelar indicadores físicos específicos para um determinado local, de forma a qualificarem as alterações ambientais. Destaca-se também sua importância nos estudos sobre vulnerabilidade ambiental em bacias hidrográficas.
Dentro dessas subdivisões da bacia, aparece também o termo microbacia. Uma série de conceitos são aplicados na definição de microbacias, podendo ser adotados critérios como unidades de medida, hidrológicos e ecológicos.
Para Santana (2003), o termo microbacia, embora difundido em nível nacional, constitui uma denominação empírica, sugerindo o autor a sua substituição por sub-bacia hidrográfica. Já para Faustino (1996), a microbacia possui toda sua área com drenagem direta ao curso principal de uma