Lead time
6.1 Missão da Logística
A missão da logística é dispor a mercadoria ou serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, do mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa. (PAOLESCHI, 2009, p.17)
Para Trigueiro (2005, p.155) a logística é responsável pelo fluxo de materiais e informações, desde a fonte fornecedora, até o consumo final, ou seja, é a integração dos sistemas de suprimentos, manufatura e distribuição.
Conorado (2009, p.69), define logística como um modelo de análise e administração integradas, que permite otimizar o fluxo de materiais, desde a sua fonte primária até a colocação nos pontos de venda como produto final.
De acordo com o conceito de Faria e Costa (2007, p.17), “o objetivo da logística é prover ao cliente os níveis de serviços por ele requeridos, com a entrega do produto certo, no lugar certo, no momento certo, nas condições certas e pelo custo certo”. Nas palavras de Martins e Alt (2006, p.326), “a logística é responsável pelo planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadorias e informação, desde a fonte fornecedora até o consumidor”.
Ainda, segundo Faria e Costa (2007, p.15-16), logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla, de forma eficiente e eficaz, a expedição, o fluxo reverso e a armazenagem de bens e serviços, assim como do fluxo de informações relacionadas, entre o ponto de origem e o ponto consumo, com o propósito de atender às necessidades dos clientes.
A logística representa uma nova visão empresarial compreendendo a obtenção, armazenamento, transporte, distribuição e evacuação do material, agilizando dessa forma o fluxo de informações e materiais, permitindo assim uma maior eficiência no recebimento e armazenamento dos produtos com uma otimização em sua distribuição física que atende às necessidades do cliente.
A logística torna produtos e serviços