Mandiocultura
Manihot Esculenta Crantz, conhecida popularmente como Mandioca, Aipim ou Macaxeira. É originaria do Brasil e já era cultivada pelos índios.
Além do valor econômico, esse vegetal reflete um grande valor cultural, estando suas origens ligadas às origens dos indígenas da América do Sul. A mandioca é uma raiz com alto poder energético cada 100 gramas possui 150 calorias, é principal fonte de carboidratos para milhares de pessoas, contém também sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas do complexo B, a farinha de mandioca é muito utilizada na culinária brasileira e em países em desenvolvimento.
De fácil adaptação, a mandioca é produzida em todos os estados brasileiros, estando entre os 09 primeiros produtos agrícolas do país considerando área cultivada e o 6° em valor de produção de acordo com o site da Embrapa.
Há uma grande variedade de nomes atribuídos à mandioca. Dependendo da região, pode ser popularmente conhecida como: [...] aipim, aimpim, candinga, castelinha, macamba, macaxeira, macaxera, mandioca-brava, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, moogo, mucamba, pão-da-américa, pão-de-pobre, pau-de-farinha, pau-farinha, tapioca, uaipi, xagala 1.Clima, Solo e Adubação.
É cultivada em regiões de clima tropical e subtropical, com temperatura média em torno de 25°C, temperaturas abaixo de 15°C prejudica o desenvolvimento vegetativo da planta. Pode ser cultivadas em altitudes que variam de próximo ao nível do mar até mil metros. Possui ampla adaptação às mais variadas condições de clima e solo. Entretanto os solos mais recomendados são os profundos com textura média de boa drenagem. Os solos devem ser escolhidos, preparados, corrigidos e adubados adequadamente, as adubações orgânicas e fosfatadas respondem de forma bastante positiva no aumento da produtividade.
Preparo do Solo
Além do controle do mato, o preparo do solo visa melhorar as suas condições físicas para a