Mandiocultura - Análise da Conjuntura Agropecuária
DERAL - Departamento de Economia Rural
Mandiocultura - Análise da Conjuntura Agropecuária
Outubro de 2012
MUNDO
A mandioca vem conquistando lugar de destaque em vários países do mundo, pela facilidade de adaptação às mais diversas condições edafoclimáticas e pelo fato de suprir a necessidade alimentar da população mais carente. Por este motivo, a cultura da mandioca apresenta maior crescimento nos países mais pobres, com destaque no Continente Africano que lidera o ranking mundial de produção.
Com base nos dados da organização das Nações Unidas para a Agricultura e
Alimentação - FAO- a produção mundial de mandioca vem em ritmo de crescimento continuo, à exceção do ano de 2010 que registrou uma redução de 2,2%, causado basicamente pela menor colheita da Ásia e passou de 234,6 milhões de toneladas em 2009 para 229,5 milhões no ano de 2010.
O continente africano é o principal responsável pelo aumento da produção mundial, com a liderança absoluta. A sua contribuição vem aumentando, pois passou de 40% da produção mundial em 1970 para uma média de 52% nos últimos 6 anos.
Neste continente destaca-se a Nigéria, consagrada líder na produção de mandioca em raiz, cuja participação no ano de 2010 atingiu 16,3% do volume total mundial.
Na Ásia destacam-se principalmente a Tailândia e a Indonésia, países que isoladamente representam em média 60% da produção de mandioca. A Tailândia concentra grandes indústrias, tornando-se o maior produtor e exportador mundial de fécula de mandioca . Além de fécula, a Tailândia também produz os "pellets" de mandioca que se destinam ao fabrico de rações para animais. Este produto, assim como a fécula também é exportado, principalmente para a União Europeia e a
China.
Na América do Sul a produção de mandioca se destacou no ano de 1970 com
Responsável: Economista Methodio Groxko
Contato: methodio@seab.pr.gov.br ; (41) 3313-4036
SEAB – Secretaria de