o profissional atuario
Vamos conhecer melhor essa brilhante atividade!
Primeiramente gostaria que conhecessem o IBA – Instituto Brasileiro de Atuários. Veja como ele surgiu a partir das próprias palavras do IBA.
“Surge a 1ª publicação oficial de textos atuariais no Brasil, em decorrência do Decreto Lei que instituiu a Atuaria no então Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Essa 1ª publicação oficial surgiu no início de 1941, com o nome de "Revista Brasileira de Atuária", sendo prefaciada da seguinte forma pelo então Presidente da República do Brasil, o Exmo.Sr. Getúlio Vargas:
‘A atuária como técnica especializada indispensável ao êxito das organizações de Previdência Social é, geralmente, pouco conhecida pelo público que colhe os benefícios de sua aplicação. É digna de aplausos a iniciativa da publicação da "Revista Brasileira de Atuária", que tem por objetivo, no nosso país e no estrangeiro, a vulgarização dos elementos fundamentais dessa ciência, e de louvores o esclarecido esforço de seus paladinos, colaboradores do bem estar social no Brasil’.”
Convido vocês a conhecerem esta história na sua completude no link abaixo:
Já que agora conhecem o IBA que é responsável pela concentração de muitas informações relevantes sobre a atividade da atuária, vamos conhecer um pouco mais sobre o profissional atuário!
Segundo resposta do próprio IBA na seção de perguntas frequentes a origem do termo "atuário" remonta a história antiga onde, entre os romanos, os atuários eram escribas que redigiam as atas do senado. Posteriormente, o termo passou a designar também os escrivães públicos que registravam nascimentos e óbitos. No século XVII, ficaram conhecidos como atuários, os pesquisadores que organizavam modelos estatístico-populacionais, como as Tábuas de Mortalidade. Deste grupo de cientistas é que sairiam os "primeiros atuários modernos", que passaram a utilizar recursos matemáticos para os cálculos de prêmios, reservas, anuidades, limites de retenção,