mais educação
O Programa Mais Educação e seus determinantes como política pública contemporânea de educação integral, inicialmente está voltado para estudantes do Ensino Fundamental nas escolas de baixo (IDEB) - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e onde os estudantes encontram-se em situação de vulnerabilidade social – segundo o Decreto 7.083/2010.
Objetiva a implementação da educação integral a partir da reunião dos projetos sociais desenvolvidos pelos ministérios envolvidos – Ministério de Educação (MEC), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Esporte (ME) e da Cultura (MINC), e fomentado pelos Programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Nacional de Alimentação (PNAE) através do (FNDE) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
E, prevê a ampliação dos espaços e tempos educativos através de atividades socioeducativas no contraturno escolar, apostando que possa ser a solução para os problemas da qualidade de ensino, bem como estratégia de combate à pobreza, à exclusão social e à marginalização cultural.
Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e pelo decreto nº 7.083, de 27 de Janeiro de 2010, Integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para a promoção da educação integral no Brasil Contemporâneo.
Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira. Por isso coloca em diálogo as ações empreendidas pelos Ministérios da Educação – MEC, da cultura – MINC, do esporte – ME, do meio ambiente – MMA, do desenvolvimento social e combate à fome – MDS, da ciência e da tecnologia – MCT e, também da Secretaria Nacional de Juventude e da Assessoria Especial da Presidência da República, essa última por