Maioridade Penal
Não existem dados comprovativos de que o rebaixamento da idade penal diminuem os altos índices de criminalidade juvenil. O ingresso com antecipação no sistema penal brasileiro expõe os jovens a mecanismos reprodutores da violência, como o aumento das chances de reincidência, uma vez que as taxas nas penitenciárias são de 70% enquanto estão abaixo de 20% no sistema socioeducativo.
A violência não se resolve com o apontamento do culpado e a punição, mas sim com a ajuda do governo e ações da sociedade em instituições psíquicas, sociais, políticas e econômicas. Agir de forma precipitada, punindo sem a preocupação de discutir o motivos reais que causam e mantém a violência, apenas gera mais violência.
Estudos da criminologia e ciências sociais mostra que não existe relação direta de causalidade entre a adoção de soluções punitivas e a diminuição dos índices de violência. No entanto, observa-se que as políticas e ações de natureza social são responsáveis pelo importante papel na redução das taxas de criminalidade. Dados fornecidos pelo Unicef mostram a experiência mal sucedida dos EUA. O país que aplicou em seus adolescentes, penas estabelecidas para