Macunaima
a) Explique por que Mário de Andrade faz uma revisão do indianismo romântico;
b) Aponte semelhanças entre os projetos literários dos dois escritores.
2 – Releia o capítulo quatro, “Carta pras Icamiábas” de Mário de Andrade. Nele, o emprego de uma linguagem erudita e complexa, feito como paródia, visa criticar certos setores da cultura brasileira. Identifique-os
3 – Por que se pode afirmar que em Macunaíma existem influências do surrealismo? Retire elementos da obra que comprovem sua resposta.
4 – A propósito das três raças – o índio, o branco e o negro – fundamentais na formação étnica nacional, é dada uma versão para a origem delas.
a) Qual é essa versão?
b) Qual é a origem dessa versão?
5 – O universo da magia, da religião e do misticismo assume o papel de suma importância na obra, pois é ele que dá coerência a um mundo lendário e absurdo.
a) Sendo o absurdo incorporado com naturalidade em muitas das lendas indígenas que integram Macunaíma, por que se pode afirmar que o surrealismo não foi uma descoberta exclusiva de André Broton, em 1924?
b) Qual a religião de Macunaíma?
c) Qual é a semelhança entre essa postura da personagem e a postura dos brasileiros em geral diante da religião?
d) Que possíveis explicações de ordem histórica e cultura podem ser atribuídas a esse fenômeno?
6 – Releia o capítulo 17, “Ursa Maior”. Lembrando que Vei, a Sol, pode ser tomada como símbolo de tropicalidade, responda:
a) Por que se pode afirmar que nesse capítulo Vei se vinga de Macunaíma?
b) O que pode simbolizar as “águas frias” em que Macunaíma se jogou, induzido por Vei?
7 – Com base no maior número possível de elementos da obra, justifique por que Macunaíma é uma obra nacionalista.
8 – A personagem Macunaíma já foi comparada pela crítica à personagem Leonardo Filho da obra Memórias de um Sargento de Milícias. Em que Macunaíma e Leonardo Filho se assemelham?
9 – Mário de