Macunaíma
Macunaíma nasceu numa tribo amazônica de uma forma um pouco diferente, ele já nasce uma criança grande. Lá passa sua infância, mas não é uma criança igual as outras ele é um menino mentiroso, traidor, pratica muitas safadezas, fala muitos palavrões, além de ser extremamente preguiçoso. Tem dois irmãos, Maanape e Jiguê.
Vai vivendo assim a sua juventude, a maior parte do tempo ele passa sentado de baixo de uma arvore, pedindo as coisas para os outro. Cresce e se apaixona pela índia Ci, A Mãe do Mato, seu único amor, que lhe deu um filho,mas ele não se importava muito com seu filho e nem com sua mulher , então ela resolve dar uma volta com o bebe, mas dentro do carrinho ela levava e uma bomba , que ela já tinha programado para explodir, então a bomba explodiu e matou os dois. Depois da morte de sua mulher, Macunaíma perde um amuleto que um dia ela havia lhe dado de presente, era a pedra "muiraquitã" que lhe protegia. Ele Fica desesperado com esta perda, até que descobre que a sua muiraquitã havia sido levada por um mascate peruano, Vesceslau Pietra, o gigante Piamã, que morava em São Paulo. Depois da descoberta do destino de sua pedra, Macunaíma e seus irmãos resolvem ir atrás dela para recuperá-la. Piamã era o famoso comedor de gente, mas mesmo assim ele vai atrás de sua pedra.
A história, a partir daí, começa a discorrer contando as aventuras de Macunaíma na tentativa de reaver a sua "muiraquitã" que foi roubada pelo Piamã,, ele tentou de tudo para pegar sua pedra foi até a casa de Piamã se vestido de mulher para conquista-lo e pegar a pedra de volta mais não deu certo , e foi muitas outra tentativas mais mesmo assim ele foi enrolado mais não conseguiu sua pedra de volta. Macunaíma volta para a sua tribo, onde após uma série de aventuras e muitos acontecimento, então Macunaima se desanima, pois sem o seu talismã, que, no fundo, é