Macro e microambiente
O macroambiente está em constante mudança devido as forças externas que o regem, e em função dessas forças uma série de tendências podem surgir e os profissionais de marketing devem estar atentos às mesmas para tentar se antecipar e ampliar o seu diferencial competitivo. Fizemos uma seleção especial de canais relacionados com os 5 principais componentes do meio ambiente.
MACRO E MICROAMBIENTE
Muitos pesquisadores e designers consideram que o macroambiente está numa escala arquitetônica, envolvendo relações espaciais, forma da edificação, sua estética, as condições locais e a interação desse com a comunidade, enquanto que o microambiente é caracterizado por uma escala pessoal individual. O espaço imediato que rodeia o indivíduo, em seu local de trabalho, em sua casa, é a chave do design centrado no usuário.
Criar um microambiente para o idoso não significa apenas diminuir o estresse, minimizar o efeito das perdas funcionais, ou compensar as incapacidades, mas criar, de uma forma que aumente a efetividade do usuário, aumentando sua autoconfiança e, portanto, mantendo sua auto-estima. (Arthur Schwartz)
MACROAMBIENTES ACESSÍVEIS
Um macroambiente acessível significa principalmente uma malha viária sem obstáculos, uma rede de transportes públicos que permita a qualquer pessoa, mesmo com limitações físicas, sensoriais, mentais ou funcionais, usá-la.
Tal acessibilidade dar-se-á por meio de uma organização clara e sistemática dos diferentes fluxos de circulação. Esse conjunto do macroambiente deve ser de fácil conservação, manutenção e limpeza, além de possuir um desenho que dificulte ações de vandalismo.
Para melhor integrar o homem ao entorno arquitetônico e ao transporte, é preciso garantir a segurança nos trajetos. Assim, construir estruturas transparentes, evitando zonas escondidas, e realocar móveis nos espaços promovem uma circulação mais fácil e segura das pessoas.
Para reduzir o desgaste físico, é necessário encurtar os