Macro e microambiente
Segundo Kotler, em seu livro Administração de Marketing, o ambiente de Marketing é dividido em duas partes: macroambiente e microambiente.
O microambiente são os fatores que afetam a capacidade da empresa de produzir e vender seus bens de serviços tais como fornecedores, processos produtivos, intermediários na comercialização e clientes, ou seja, é a entrada e saída da empresa, de onde vem a matéria-prima necessária para sua atividade, os modos como a empresa irá manipular tal matéria-prima a ponto de transformá-la no produto final, a maneira como tal produto será negociado, chegando ao consumidor final.
Para que a empresa obtenha sucesso tem que estar capacitada a explorar as oportunidades atraentes e considerar suas competências em Marketing, Finanças, Produção e Organização. Quanto ao Marketing a empresa deve analisar sua reputação e participação no mercado, satisfação e retenção do cliente, qualidade de serviço e produto, promoções, forças de vendas e promoções, e inovações. Quanto às finanças, o custo de capital, fluxo de caixa e estabilidade financeira. Na produção deve-se atentar às instalações, capacidade, força de trabalho, prazos e habilidades de fabricação. E quanto à organização, uma liderança visionária, empreendedorismo, relações de trabalho e dedicação.
O macroambiente é composto por ambientes externos à empresa, aqueles que influenciam a empresa, sem que a empresa possa influenciá-los, sendo eles: demográfico, político-legal, econômico, sociocultural, tecnológico e natural.
O ambiente demográfico trata da estrutura populacional do meio em que a empresa está inserida tais como padrões de moradia, níveis de instrução, grupos étnicos, crescimento e composição da população.
O ambiente político-legal são as legislações que regularizam os negócios afim de evitar concorrência desleal e proteger os