Fisiologia Vegetal
CONCEITO: Estuda as funções dos vegetais, sendo um dos mais importantes capítulos da ciência aplicada.
IMPORTÂNCIA:
- Estudos de melhoramento genético associados aos aspectos fisiológicos da planta indicam métodos mais corretos para a obtenção de vários produtos e maior produtividade.
- Fornece informações indispensáveis para a orientação de plantios agrícolas, projetos silviculturais, projetos de recuperação de solos, projetos de recuperação de áreas degradadas. (dormência de sementes, exigências nutricionais da planta, sistema radicular, hormônios de crescimento).
1- RELAÇÕES HÍDRICAS
1.1. INTRODUÇÃO
A água executa papéis cruciais na vida da planta. Para cada grama de matéria orgânica feita pela planta, cerca de 500 gramas de água são absorvidas pelas raízes, transportada através do corpo da planta e perdida para a atmosfera. Ela representa de 80 a 95% da massa dos tecidos em crescimento, sendo, portanto, o principal constituinte do protoplasma. Pode, ainda, chegar até a 96%, como é o caso das folhas da alface.
É neste ambiente aquoso que as reações metabólicas ocorrem, com a água sendo reagente ou produto de muitas destas reações. Ela possui uma série de características que a tornam meio fundamental para a manifestação de todos os fenômenos físicos, químicos e biológicos essenciais para o desenvolvimento das plantas. É o meio para a difusão de solutos nas células, é uma substância de alta capacidade calorífica, funcionando como regulador térmico para a planta; é fundamental na sustentação de tecidos vegetais e é o solvente para a maioria das reações químicas.
Essencialmente toda a água que penetra na planta vem do solo, sendo absorvida pela raiz. Em virtude da perda de água causada pela transpiração da planta, estas necessitam de uma absorção contínua de água para manter um padrão hídrico adequado ao seu crescimento e até mesmo a sua sobrevivência.
A importância da água para as plantas pode ser