Resenha Propostas Curriculares em questão: saberes docentes e trajetórias de formação. Léa das Graças Camargo Anastasiou.
5º texto – Propostas Curriculares em questão: saberes docentes e trajetórias de formação. Léa das Graças Camargo Anastasiou.
“Pensar uma nova organização para a aula, de uma perspectiva criativa e inovadora, pressupõe considerar que professor e aluno são sujeitos protagonistas que analisam, problematizam, compreendem a prática pedagógica, produzem e difundem conhecimentos. O professor é protagonista porque ele é quem faz a mediação do aluno com os objetos de conhecimento. O aluno também é protagonista porque é considerado como sujeito da aprendizagem e, consequentemente, sua atividade cognitivo-afetiva é fundamental para manter uma relação interativa com o objeto do conhecimento”
6º texto – A aula no contexto histórico. Edileuza Fernandes da Silva.
“O diálogo se faz na diferença. E há, sem dúvida, uma diferença nos papéis de professor e aluno. O que se quer afastar, na relação entre eles, é a desigualdade, essa sim instalada de uma perspectiva de dominação, de discriminação”.
7º texto – a dimensão ética da aula ou o que nós fazemos com eles. Terezinha Azerêdo Rios.
“Olhos de ouvinte
Certa vez, uma professora revelou o seguinte segredo...
Da minha época de escola? Ah...
A grande lembrança da minha época de escola são os olhos da minha professora quando lia uma história para a turma.
Os seus olhos transitavam das páginas do livro para a turma, da turma para as páginas do livro, num passeio suave, quase um bailado. Do livro para a turma, da turma para o livro sem que a leitura sofresse qualquer tropeço. Suave bailado,