Macro e micro porosidade
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS FLORESTAIS
FISICA DO SOLO
GRADUANDO: Felipe Bruno de Oliveira Gomes
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Relatório referente à aula prática de determinação de macro e microporosidade e densidade do solo, solicitado pela professora Maria Isidoria Silva Gonzaga.
SÃO CRISTÓVÃO/SE
2010
INTRODUÇÃO
POROSIDADE
Trata-se da característica de uma amostra de solo poder armazenar fluidos em seus espaços interiores, chamados poros. A matéria é descontínua. Isso quer dizer que existem espaços (poros) entre as partículas que formam qualquer tipo de matéria. Esses espaços podem ser maiores ou menores, tornando a matéria mais ou menos densa.
MACROPOROSIDADE
A macroporosidade representa a porosidade total da amostra de solo, desconsiderando a porosidade não observável na escala microscópica. A macroporosidade varia em função da distribuição homogênea ou não dos cimentos carbonáticos e da matriz deposicional.
Uma amostra pode não apresentar macroporosidade ( 0% de macroporosidade devido ao fechamento total do espaço intergranular pela cimentação) ou apresentar altos valores de macroporos (quando as amostras tem baixa cimentação).
MICROPOROSIDADE
É a porosidade caracterizada por suas pequenas dimensões.
DENSIDADE DO SOLO
A densidade global também pode ser chamada e densidade aparente, que reflete o estado natural do solo num determinado momento, em relação ao seu peso por volume refletindo o estado de porosidade total. Esta característica é mutável em função do manejo aplicado ao solo.
MATERIAIS E MÉTODOS
MÉTODOS DENSIDADE DO SOLO
A prática foi realizada na universidade Federal de Sergipe, no laboratório de água e solos, e conduzida sob a orientação da professora administradora da matéria de Física do solo.
Iniciou-se a pratica com a divisão da área em glebas homogêneas, limpou-se a superfície da