Universidade Federal Do Piau
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia Agrícola e Solos
Disciplina: Irrigação e Drenagem
Prof. Francisco Edinaldo P. Mousinho
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE, POROSIDADE TOTAL E DA UMIDADE DO SOLO – CTT/UFPI
Componentes: Jorge Amaral Sousa Marta Edna Oliveira Silva
Teresina, 30 de março de 2015
Introdução
A densidade do solo é uma das características importantes na avaliação dos solos. Ela esta associada à estrutura, à densidade de partícula a à porosidade do solo. A densidade é definida como a relação entre a massa de sólidos secos e o seu volume total.O método usual para determinação da densidade envolve a obtenção de uma amostra de conhecido por meio de anéis volumétricos. A massa é obtida por pesagem em balança analítica após remoção da umidade em estufa a 105°C.
Porosidade total é o volume de poros totais do solo ocupado pelo ar e ou pela água. As partículas do solo têm forma. Arranjo e estrutura diferentes, variando, assim, a macro e micro porosidade do solo. Para calcular a porosidade total do solo, utilizam-se certas medidas de densidade, transformando-as posteriormente em volume.
O conhecimento da umidade do solo é de fundamental importância, pois indica em que condições hídricas encontram-se o mesmo podendo auxiliar na redução dos gastos com água e energia elétrica, haja vista que o monitoramento da umidade do solo possibilita aplicações controladas e pontual de água, respondendo a quanto e quando irrigar em função das necessidades hídricas das culturas, sendo cada vez mais fundamental na agricultura. Ao conhecer a quantidade de água disponível no solo, o produtor pode irrigar somente quando for necessário.Assim sendo, para realização da irrigação, a umidade do solo deve ser determinada anteriormente e servira de parâmetro para quantidade de água a ser aplicada pelo sistema.
Materiais utilizados
Anéis volumétricos;
Espátula;
Sacos Plásticos;
Enxada;
Cápsula de