Detec O De Fraude No Leite
PROFESSORA: Harlem Castro
PRÁTICA: DETECÇÃO DE FRAUDE NO LEITE
DATA:
INTRODUÇÃO
Por sua composição, o leite é considerado um dos alimentos mais completos em termos nutricionais e fundamentais para dieta humana, mas pela mesma razão, constitui num excelente substrato para o desenvolvimento de uma grande diversidade de microrganismos, inclusive os patogênicos. Daí a qualidade do leite ser uma constante preocupação para técnicos e autoridades ligadas à área de saúde, principalmente pelo risco de veiculação de microrganismos relacionados com surtos de doenças de origem alimentar. O leite é um produto de alto valor nutricional e a base da renda do produtor leiteiro. Portanto, não só o volume comercializado, mas também a qualidade de sua produção irão interferir no retorno obtido com a atividade.
OBJETIVO
Conhecer as técnicas empregadas na identificação de substâncias estranhas o leite, como adulterantes ou contaminantes, onde cada análise tem sua particularidade e método de obtenção de resultados.
PARTE EXPERIMENTAL
MATERIAIS UTILIZADOS PARA A REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO:
Tubos de ensaio
Tintura de iodo
Amido
Solução de cloreto férrico 2 %m/v
Ácido salicílico
Glicerina
Solução 0,1M de hidróxido de sódio fenolftaleína 0,5%
Ácido bórico.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:
1. Para começarmos o procedimento, aquecemos o leite (200ml) em um béquer até ficar bem morno,mas sem ferver. Após ser retirado do fogo acrescentamos o vinagre aos poucos quando formou grumos de um material branco.(Este material é uma proteína do leite (a caseína) filtramos a caseína e separamos o soro do leite.
2. Em seguida, fizemos o primeiro teste para o amido. Adicionamos 10ml de leite em um tubo de ensaio, acrescentamos 6 gotas de solução de iodo e observamos. Repetimos o procedimento porém colocamos o amido no tubo de ensaio e adicionou 6 gotas de solução de iodo e