Universidade Federal Do Piau
Campus Ministro Reis Veloso
Curso: Biomedicina
Disciplina: Antropologia em Saúde
Professor: Erik Vinícius de Sousa reis
Francisco de Assis Pereira da Silva
Resumo sobre o Filme Planeta dos Macacos.
Parnaíba-PI/ 2015
Planeta dos Macacos.
O filme de 1968 foi a primeira versão de planeta dos macacos, uma história surpreendente e com cenas que marcaram a vida de muitos espectadores. O filme retrata de maneira critica os comportamentos do ser humano e consequências irreversíveis causados por eles.
George Taylor é o comandante de um grupo de astronautas da terra que procuram explorar outros planetas, quando sua nave cai em um lugar remoto, aparentemente destituído de vida. Logo ele descobre que o planeta é dominado por criaturas inteligentes e falantes e muitos parecidos com o comportamento humano. Eles construíram uma civilização similar à dos humanos. Nesta sociedade invertida os humanos, que não falam, são considerados animais, e utilizados como cobaias. O comandante é capturado, porém é protegido pelos cientistas chimpanzés Cornelius e Zira, que arriscam as suas vidas para salvá-lo e descobrir a verdade sobre a história de seu planeta, que o Dr. Zaius e seus colegas mantêm em segredo.
Planeta dos macacos, mostra de maneira critica comportamentos humanos, só que nesse caso, os chimpanzés nos representavam de maneira parecida. Por exemplo, quando utilizam os seres humanos para experimentos, nos faz lembrar as inúmeras vezes que utilizamos animais como cobaia, não apenas macacos ou chimpanzés, mas diversos seres que tem sua vida afeada ou ate mesmo tirada pelo “bem” da ciência.
Ainda sobre o filme é importante ressaltar o final surpreendente, onde depois de conseguir a liberdade e vencer o Dr. Zaius, Taylor vai a cavalo ate a praia acompanhado por uma mulher, ao chegar ao local é surpreendido e se depara com a Estátua da Liberdade soterrada na beira da praia. Ao vê-la ele se desespera e descobre que nunca eles nunca saíram