Recursos Hídricos
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
DISCIPLINA GEOLOGIA GERAL
PROF. MURILO GOMES TORRES
QUESTIONÁRIO 8
1- Quais são e como se formam os depósitos de águas subterrâneas?
Os depósitos de águas subterrâneas são formados a partir das chuvas (água meteórica).
Formando o Lençol freático e os Aquíferos.
2- Defina área de recarga e área de descarga.
-Área de recarga: Acumulo de água a partir de chuvas e neves em áreas de recarga.
Áreas de recarga são maiores que as áreas de descarga, indicando que há o acúmulo de água nos lençóis freáticos.
-Área de descarga: Ocorre em lagos e rios.
3- Descreva e defina lençol freático. Defina Zona de Aeração e Zona de Saturação. Faça desenho esquemático? Defina horizonte piezométrico.
-Lençol Freático: Água que se localiza próximo à superfície terrestre, imediatamente infiltrada no solo e/ou na rocha proveniente das chuvas. **Subdivisões do Lençol freático:
¬Zona de Aeração: Espaço entre a superfície do solo ou terreno e a região saturada do solo. Seus espaços vazios são preenchidos essencialmente por “ar” e pouca água.
¬Zona de Saturação: Espaço abaixo da Zona de Aeração e a rocha. Todos os poros são preenchidos e ocupados por água. A movimentação da água acompanha a superfície do terreno, movendo-se paralelamente a esta superfície até atingir na parte mais baixa, o corpo hídrico.
¬Horizonte piezométrico: É o limite entre a Zona de Aeração e Saturação, que permite a concentração de água na zona saturada.
4- Defina aquífero.
São reservatórios de água na rocha encontrados em profundidades superiores a 60 m. Onde a zona de saturação penetra nas rochas lentamente formando os aquíferos.
5- Como são classificados os tipos de aquíferos e justifique.
São classificados em Jorrantes e Não Jorrantes.
¬ Aquíferos Jorrantes ou Artesianos: A água sai à superfície sem a necessidade de bombeamento, em função da pressão Litostática e hidrostática, após a perfuração atingir a