Recursos Hidricos
Departamento das Engenharia e Ciência da Computação
Curso de Engenharia Civil
Disciplina de Saneamento Básico
MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS
Renata Skonieski
Professora Marília Ferreira Tamiosso
Santo Ângelo
2013
INTRODUÇÃO
Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia e podem ser vistos de varias formas.
As terras subterrâneas são os principais reservatórios de água doce disponíveis para os seres humanos (aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos).
A princípio, sendo a água um recurso renovável, estaria sempre disponível para o homem utilizar. No entanto, como o consumo tem excedido a sua renovação, atualmente verifica-se um “stress” hídrico, ou seja, falta de água doce principalmente junto aos grandes centros urbanos, e também a diminuição da qualidade da água, sobretudo devido à poluição hídrica por esgotos domésticos e industriais.
No âmbito do desenvolvimento sustentável, o manejo sustentável dos recursos hídricos compreende as ações que visam garantir os padrões de qualidade e quantidade da água dentro da sua unidade de conservação, a bacia hidrográfica.
Não se deve confundir a gestão dos recursos hídricos com a prestação do serviço público de abastecimento de água potável. A gestão, ou gerenciamento, dos recursos hídricos tem como objetivo garantir a disponibilidade de água em qualidade para os seus diversos usos, incluindo o abastecimento público e a preservação do meio ambiente. Para tal, considera-se a água disponível nos mananciais, e são desenvolvidas ações para manter a regularidade e a qualidade e para aumentar a disponibilidade dos recursos hídricos. Entre essas ações, estão a reconstituição da vegetação ao longo dos corpos de água (matas ciliares), a