recursos hidricos
A água é o principal elemento para a manutenção da vida. Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água, no entanto 3% do volume é de água doce, sendo que 12% da totalidade de água doce situa-se no Brasil.
Sendo um recurso natural indispensável, a água possui um grande valor econômico, ambiental e social. Nos dias atuais, o desperdício da água aliado a enorme demanda na utilização deste recurso, tornou-se um problema devido a decrescente disponibilidade de água docê, pois o consumo tem excedito a disponibilidade da mesma.
Por sua vez, Recursos Hídricos são as águas superficiais ou subterranias disponíveis para diversos usos multiplos. Ex: Lagos, rios, arroios, lençois freáticos, areas alagadas, aquiferos e etc.
A utilização dos recursos hídricos é apontada de grande importancia para o desenvolvimento economico, pois é considerada de uso multiplos devido sua utilização ser de diferentes formas, desde as utilizações domésticas, indústrias, agricultura até a geração de energia. Para que os recursos hidricos sejam igualmente distribuidos a toda coletividade e que toda a demanda seja atendida, é necessario a criação de novas tecnologias de monitoramento e avanços tecnológicos no tratamento e gestão das águas. Uma nova ética é necessária para enfrentar a escassez de recursos hídricos no futuro e para tratar este recurso como um componente fundamental dos ciclos do planeta Terra.
A utilização dos recursos hidricos corresponde a demanda de agua captada para atender os diversos usos consuntivos e não cosuntivos:
- Demanda Consuntiva: É aquele onde ocorrem perdas entre o que é derivado do curso natural da água e o que retorna a ele. Ex: Uso doméstico, uso público, agricultura, pecuária, irrigação, termoeletricidade, tratamento de animais, uso industrial e etc.
- Demanda Não Consuntiva: Refere-se aos usos que retornam à fonte de suprimento, em sua totalidade e quantidade. Ex: Pesca, navegação,