Aquisição da Linguagem
Análise do Comportamento. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção.
Quem exerce uma prática (psico) pedagógica com bases teóricas,decerto, exercerá uma intervenção mais eficaz no seu educando, emparticular em situações de dificuldades de aprendizagem relacionadascom a linguagem. Não é à toa que a palavra teoria, de origem grega,quer dizer, ao pé da letra, aquilo que vem do olhar, ou seja, aquilo quevem, pois, da observação, princípio básico, como sabemos, da ciência.
A percepção é explicada por Skinner através do conceito de comportamento perceptivo – um comportamento complexo que se inter-relaciona com muitos outros. O estudo da percepção na teoria skinneriana pode ser dividido em duas etapas: estudo do comportamento perceptivo como precorrente e estudo dos precorrentes do comportamento perceptivo. No primeiro caso, a investigação passa pelo processo de resolução de problemas, no qual o comportamento perceptivo desempenha um papel fundamental modificando o ambiente, o que permite a emissão do comportamento discriminativo e a solução do problema. No segundo caso, a investigação trata com uma série de outros comportamentos, tais como, propósito, atenção, e consciência, que modificam a probabilidade de emissão do comportamento perceptivo. A análise das relações entre o comportamento perceptivo e demais comportamentos culmina no esboço de uma teoria da percepção no behaviorismo radical, que é mais convincente do que explicações mentalistas que fazem uso da “teoria da cópia”.
Behaviorismo Clássico
O Behaviorismo Clássico (também conhecido como