Aquisição da linguagem
A gagueira é num distúrbio do fluxo e do ritmo normal da fala que envolve bloqueios, hesitações, prolongamento e repetições de sons, sílabas, palavras ou frases. Acompanha – se frequentemente por tensão muscular, rápido piscar de olhos, irregularidades respiratórias e caretas. A repetição de sílabas e palavras pela criança – "ma - mamãe" – costuma acontecer na época do início da fala. Sentido dificuldade para achar o que vai ser dito, as crianças quando eufóricas acabam repetindo palavras até encontrar uma saída. Mas essa característica desaparece à medida que sua linguagem evolui e elas se acostumam à verbalização. Neste caso, o problema é quase passageiro, considerado uma ocorrência normal do aprendizado.
Quando a repetição de palavras não é normal, não é passageiro, é diagnosticado como patologia, Quando se observam emissões do tipo “m – m mãe”, ma – ma – mãe, em que há repetição, prolongamento ou interrupção dos sons que iniciam a palavra. Em alguns casos, ela intercala entre uma palavra e outra expressões curtas – "e, ah" – que não tem significado algum nas frases, mas ajudam a ganhar tempo.
Friedman (2004) (apud FREIRE 2012) afirma que a gagueira é construída de fora para dentro, como consequência da interpretação que o outro faz do padrão de fala disfluente da criança, sendo essa interpretação influenciada por uma representação estigmatizada da disfluência - a ideologia do bem falar.
Esse trabalho tem como objetivo deixar claro como a gagueira interfere no processo de aquisição da linguagem de uma criança, mostrar métodos de tratamento por meio da fonoaudiologia e deixar o leitor esclarecido sobre esse distúrbio que afeta o desenvolvimento de comunicação e de relação social de um indivíduo.
AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E GAGUEIRA
Embora todas as direções apresentadas tragam contribuições para a Fonoaudiologia, pela própria posição teórica que assumem há considerações que lhes escapam. Essas considerações nos levam a Linguística, sabendo que