ARquitetonico
Solubilidade e Polaridade.
Joaçaba.
2014.
Solubilidade e Polaridade
Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina Química Geral Experimental, do curso de Engenharia de Produção da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba.
Orientadora: Msc. Ane Cristine Maria Carrafa.
Joaçaba.
2014.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 4
3 REFERENCIAL TEÓRICO 6
4. METODOLOGIA 7
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
6. CONCLUSÕES 10
REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
Algumas substâncias dissolvem-se muito bem em dado solvente. Dizemos que são muito solúveis nesse solvente, como o sal comum, açúcar comum, ácido clorídrico e álcool etílico são todos solúveis em água. Para a dispersão de um sal, na água, tanto cátions quanto ânions tornam-se hidratados, com energia suficiente para vencer a energia da rede cristalina. Portanto íons se afastam da vizinhança imediata, e outros cátions e ânions tornam-se hidratados. Solutos com polaridade similar a polaridade do solvente, se dissolve. Semelhante dissolve Semelhante. A temperatura do solvente e do soluto influenciam na solubilidade. A solubilidade em dado solvente pode ser aumentada mediante aquecimento.
2. OBJETIVOS
Determinar a polaridade dos solventes água, etanol e querosene;
Comprovar a regra semelhante dissolve semelhante;
Realizar um processo de extração liquido-liquido;
Realizar um processo de recristalização;
Realizar uma filtração comum
3 REFERENCIAL TEÓRICO
A revisão de literatura é um levantamento bibliográfico (coletânea dos estudos já feitos), englobando tudo o que já foi publicado no assunto, ou relacionado ao assunto. Selecionar as publicações mais relevantes, por autor, por conteúdo e, principalmente, por grau de detalhamento da parte experimental.