Metodologia de Pesquisa
METODOLOGIA DE PESQUISA DISCIPLINAR
Titulo:
EPISTEMOLOGIA
São Paulo
2014.
Titulo:
EPISTEMOLOGIA
Artigo desenvolvido para a disciplina de Metodologia de Pesquisa Disciplinar, como parte da avaliação referente ao curso de Epistemologia.
Professora: Vilma Gomes Campos
São Paulo
2014.
Senso Comum - Teológico - Filosófico e Científico.
SENSO COMUM O Senso comum está ligado ao que nós aprendemos em nosso dia a dia, fora do âmbito acadêmico, mas sim de maneira informal em roda de amigos, com pessoas mais velhas, ao assistir um comercial de tv, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Isso faz com que tenhamos hábitos, costumes e experiências vividas boas ou até mesmo ruins, ou tudo aquilo que necessitamos para se viver de uma maneira melhor. E quem decide a melhor maneira de absolvermos tudo isso, somos nós. “Senso comum num grau incomum é o que o mundo chama de sabedoria” (Coleridge, 2014.)
Ex.: Eu não consigo cortar meu cabelo sem ter que olhar na folhinha se a lua esta crescente, isto é um dito popular.
CONHECIMENTO TEOLÓGICO
Este é o tipo de conhecimento que não admite questionamento, baseia-se simplesmente na Fé em que depositamos em determinado elemento. Há quem crê que uma imagem de santo vai conceder um milagre e também há os que não creem em Deus. Só quem realiza a experiência da fé, que pode dizer seu verdadeiro valor onde nem a ciência consegue explicar. Minha vida se resume em uma fé inabalável em Nossa Senhora Aparecida, fé que vem também de minha mãe que me garante que eu só vim ao mundo por conta dela.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
É o conhecimento, vamos dizer ‘’