densidade do solo
Determinação da macroporosidade, porosidade total e densidade do solo.
Poliana de Araújo Nascimento
Guanambi/BA
2012
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Determinação da macroporosidade, porosidade total e densidade do solo.
Relatório de aula prática, apresentado ao Professor D. Sc. Alexsandro Brito, como parte das exigências da disciplina, Física do Solo, do Curso de Agronomia.
Por:
Poliana de Araújo Nascimento
GUANAMBI - BAHIA
2012
INTRODUÇÃO
Densidade do solo expressa a razão entre a massa de sólidos e o volume total, inclui o espaço compreendido dentro dos agregados e entre os agregados, ou seja, leva em consideração o espaço poroso do solo. Uma vez que o espaço poroso no solo é uma consequência de como as partículas primarias estão agregadas, a densidade do Solo reflete bem as condições estruturais do mesmo, pois, como os sólidos não são compressíveis, a maior quantidade de partículas no mesmo volume total só ocorre em detrimento do espaço poroso.
A determinação dessa propriedade do solo é importante porque, a partir dela é possível: transformar os porcentuais de umidade gravimétrica do solo em umidade volumétrica e, posteriormente, calcular a lamina de água no solo;-calcular a porosidade do solo quando se conhece a densidade das partículas; estimar o grau de compactação do solo por meio do cálculo de porosidade; e estimar a massa da superfície arável do solo (Amaro Filho et al., 2008).
Vale ressaltar que a densidade do solo é um atributo que varia com o tempo e com praticas de manejo. Apesar das variações, por que se passa a densidade, a mesma pode ser avaliada com precisão relativamente boa. As amplitudes de variação da densidade situam-se entre limites médios (Kiehl 1979). De modo geral, pode-se afirmar que quanto maior a densidade aparente mais compacto será o solo, menor será o grau de estruturação, menor porosidade e,