Luxação de ombro
É o deslocamento da articulação do ombro. } Uma das mais frequentes luxações de grandes articulações.
}
}
Através de algum acidente (luxação traumática). Por concepção predisponente (luxação habitual ou atraumática).
}
}
Traumática: é causada através de forças exercidas sobre o braço estendido ou em movimentos de adução e rotação externa. ◦ Após o trauma podem surgir as chamadas luxações recidivantes, os motivos são: lesões remanescentes (fraturas ósseas, impressões, danos de cartilagens, músculos e nervos) ou fraqueza do aparelho articular.
}
Habitual: existem fatores predisponentes responsáveis, que podem ser, anomalias da cápsula articular, má formação do soquete articular, fraqueza de tecidos conjuntivos ou falha na inervação da musculatura.
}
A primeira luxação é direcionada na maioria das vezes para frente. De acordo com a direção da luxação, classificase em luxação anterior (>80%), posterior, superior, inferior e torácica (em fraturas de costela).
}
}
Vale ressaltar que concomitantemente a luxação pode haver lesão do nervo axilar, rupturas do manguito rotador, lesão vascular, ruptura do lábio glenoidal e fratura.
}
Restrição de mobilidade da articulação do ombro. Dores. Alteração do formato do ombro.
} }
}
Reposição da articulação ao seu lugar, depois de exclusão de possíveis fraturas ósseas. Em complicações e luxações repetidas, se faz necessária a intervenção cirúrgica. Capacitação da amplitude de movimento sem dor. Exercício para manguito rotador e músculos escapulotorácicos.
}
}
}
Dias de treino Intensidade 1ª semana: 40 a 60% 1RM. 2x15; Intervalo: 30” Intensidade 2ª semana: 30 a 50% 1RM 3x15; Intervalo: 30” Intensidade 3ª Semana: 50 a 70% 1RM 3x15;